INOVAÇÃO - A Prefeitura de Campos Verdes por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Instituto em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e Embrapa, iniciaram a segunda fase de estudos da aplicação do rejeito da exploração mineral de esmeraldas na agricultura. Após a conclusão da fase de testes laboratoriais que identificaram propriedades para fertilização do solo, a pesquisa agora aplicará o pó da pedra em diversas propriedades rurais que possuem plantações de banana, mandioca, mamão hortaliças, abacate e pimenta.
O objetivo do projeto é dar um destino correto do passivo da mineração para ser aplicado na agricultura (para correção do solo) além de buscar uma forma rentável dos mineradores e garimpeiros comercializarem o calcário do pó da pedra para ser aproveitado por fazendeiros e produtores rurais gerando renda para o setor de mineração do município.
“Com o rejeito da mineração ou pó da pedra é possível fazer diferentes formulações, atendendo cada cultura e a cada tipo de solo conforme já vimos nos testes laboratoriais e agora estamos vendo na prática nas plantações onde foi aplicado o rejeito como alternativa para agricultura”, comentou Carlos Vaz.
O prefeito Haroldo Naves destacou que o rejeito vai se transformar em renda para a comunidade. “Estamos construindo um destino rentável para o rejeito da mineração e consequentemente vamos eliminar os passivos da mineração de esmeraldas que poderá ser usada na agricultura e na pecuária para correção do solo. Com a união de todos e principalmente de garimpeiros, mineradores, prefeitura e IFG vamos fortalecer a renda de centenas de pessoas que sobrevivem da mineração de esmeraldas em nosso município”, comentou Naves.
Fonte: ASCOM
OPORTUNIDADES
CAMPOS VERDES PODE TER FÁBRICA DE PAVERS FEITA COM REJEITO DA MINERAÇÃO DE ESMERALDAS
INOVAÇÃO - A Cooperativa dos Garimpeiros de Esmeraldas de Campos Verdes (COOPESMERALRA), em parceria com poder público, deu mais um passo importante rumo à sustentabilidade e inovação na mineração
OPORTUNIDADES
FANFARRA MUNICIPAL DE CRIXÁS ESTÁ DE VOLTA
A tradição musical de Crixás ganha um novo capítulo. Na manhã do dia 14 de agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou a entrega de 60 novos instrumentos musicais para a Fanfarra Municipal de Crixás, que retorna após anos de pausa
OPORTUNIDADES
Pilar Gold assina acordo para retomar atividades em Goiás
A Pilar Gold Inc. anuncia acordo com credores para retomar a produção de ouro no complexo PGDM em Goiás após recuperação judicial.
